Barragem da Vale em MG tem nível 1 de emergência retirado

Estrutura da Vale em Itabira (MG) teve seu nível de emergência retirado, de acordo com o PAEBM.



A barragem Borrachudo II, da Mina do Meio, localizada em Itabira (MG), pertencente à mineradora Vale, teve seu nível 1 de emergência retirado nesta quinta-feira (11/8). Segundo a empresa, a ação foi comunicada aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).


Borrachudo II é uma estrutura construída em etapa única com solo compactado e passou por uma extensa campanha de investigação geotécnica, de acordo com a empresa. “Foram realizadas obras de melhorias estruturais, incluindo a adequação da barragem para chuvas extremas, resultando em condições satisfatórias de segurança e operação e consequente emissão de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Todo o trabalho foi acompanhado pela assessoria técnica do MPMG”, afirma a companhia.


Ainda segundo a mineradora, a estrutura é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. “A Vale segue empenhada no atendimento às melhores e mais rigorosas práticas internacionais de engenharia para gestão de suas barragens, com destaque para a adesão do Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês), e com foco prioritário na segurança das pessoas e cuidados com o meio ambiente”, disse a Vale em comunicado.


Fonte: Revista Mineração.

0 comentário