A Bahia liderou a produção de 11 tipos de minerais e registrou um crescimento de 62% na produção mineral em 2020, conforme levantamento feito pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) na base de dados da Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo a CBPM, o estado ainda foi o único no país a produzir cromita, vanádio e urânio.
O estudo feito pela companhia baiana levou em consideração todos os minerais que geraram arrecadação de Cfem superior a R$ 1 milhão em todo o país no ano de 2020.
"Os dois primeiros materiais são matérias-primas em ligas de ferro e aço e depois são usados pela indústria. Já o urânio é enriquecido e utilizado nas usinas nucleares brasileiras. Na lista dos minerais que a Bahia produziu mais que os outros estados estão granulito (brita), talco, magnesita, diamante, mármore, quartzo e sal-gema", declarou a CBPM em nota.
Os dados mostram que, somados, esses 11 minerais geraram uma arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) superior a R$ 22 milhões, com 60% destinados ao município onde ocorreu a extração, 20% ao Estado e o restante ao Governo Federal.
De acordo com o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, os números indicam o potencial que a mineração tem para gerar desenvolvimento e renda nos municípios do interior do estado. "Dos 417 municípios do nosso estado, 176 devem receber recursos da Cfem referentes a 2020. Este dinheiro pode ser investido em escolas, saúde, urbanização. Além disso, as mineradoras pagam salário, compram de fornecedores locais, o que dinamiza ainda mais a economia", afirmou.
A Bahia figura ainda na lista de cinco maiores produtos minerais no país, aparecendo como segundo em níquel, terceiro em cobre e fosfato, quarto em ouro e ferro e quinto em água mineral e gnaisse.
Fonte: Notícias de Mineração do Brasil
Comments