top of page

Aura Minerals investe na capacitação profissional das comunidades com o programa Jovem Aprendiz


A Aura Minerals tem diferentes programas de capacitação em suas unidades, como o de Jovens Aprendizes, incentivando o desenvolvimento nas comunidades locais, por meio da capacitação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).


“Faz parte da nossa cultura Aura 360 a valorização das pessoas, e isso se reflete nos programas que temos para os profissionais em início de carreira, como os aprendizes. Aqui em Apoena, assim como nas demais unidades, buscamos qualificar a mão de obra local, contribuindo para o desenvolvimento de carreira dos jovens e construindo um legado socioeconômico positivo para o município de Pontes e Lacerda. Além de trazer para a Aura profissionais promissores e dedicados”, explica a gerente de RH, Comunicação e Comunidades de Apoena, Roberta Rodrigues.


Dentre os jovens que participaram do programa de Jovem Aprendiz, alguns tiveram a oportunidade de continuar na companhia. Entre eles, está Talita Gomes Lima, colaboradora que atualmente compõe o quadro de estagiários da Aura, atuando no setor de RH, Comunicação e Comunidades de Apoena. Aos 19 anos, a profissional ressalta que o programa representou uma oportunidade fundamental para sua carreira e destaca a importância dele para o seu desenvolvimento.


“Entrei no programa em 2022, quando estava finalizando meus estudos no ensino médio. Enxerguei na Aura uma oportunidade única de desenvolvimento profissional, já que seria meu primeiro contato com o mercado de trabalho. Olhando para a companhia, e a forma como ela trata os colaboradores, me sinto incentivada a continuar me desenvolvendo, com objetivo de crescer aqui dentro. Com certeza eu me transformei atuando em Apoena, tendo uma visão diferente do meu futuro, por meio de experiências únicas que tive na companhia”, afirmou Talita Gomes Lima.


O empenho da companhia para desenvolver as regiões onde opera, valorizando as comunidades locais, também gerou na unidade de Almas resultados benéficos, não somente para os participantes do programa, mas também para a cidade.


“O programa representa diretamente o desenvolvimento da nossa cidade, do comércio, do turismo e novas oportunidades de trabalho, me alegro muito de ter uma empresa desta proporção em Almas. Começar minha carreira profissional na Aura, eu sabia que seria um divisor de águas, foi uma sensação de realização. Quando recebi a proposta de ser efetivado, fiquei muito feliz e, de imediato, aceitei. Eu agarrei a oportunidade sabendo que eu iria estar trabalhando com pessoas com qualificações elevadas na mineração tanto no administrativo quanto na área operacional. Me sinto cada vez mais integrado na organização, pois a companhia me dá as condições necessárias para me adaptar e desenvolver”, destacou Emanuel Xavier de Macêdo e Silva, colaborador que participou da última turma do programa de Jovens Aprendizes de Almas.


Durante os 18 meses de programa, Emanuel foi supervisionado e recebeu da companhia todo o suporte para seu desenvolvimento. Agora o coordenador de RH da unidade de Almas, Edilson Lira Medeiros, é o responsável pela continuidade da evolução de Emanuel, que foi contratado para atuar no setor de facilities, após a conclusão como Jovem Aprendiz.


“Nosso objetivo com o programa é oferecer a todos os jovens da comunidade de Almas a oportunidade de realizar uma boa capacitação profissional, desenvolvendo suas habilidades e competências teóricas e práticas do mercado da Mineração. Sempre colocando as pessoas em primeiro lugar, em um processo contínuo de qualificação, sempre em busca do aperfeiçoamento das competências de cada um”, afirma Edilson.


O programa de Jovem Aprendiz na Aura continua. Em 2024, iniciaram novas turmas de jovens profissionais locais nas unidades de Apoena, Almas e, pela primeira vez, em Borborema, projeto em fase de instalação no Rio Grande do Norte.



Fonte: Conexão Mineral


0 comentário

Comments


bottom of page