Ao longo do debate, executivos de algumas das mais importantes empresas siderúrgicas e mineradoras do Brasil apresentarão suas visões, planos e estratégias de redução de emissão de gás carbônico na cadeia de valor
Como forma de responder à crescente demanda da sociedade por sustentabilidade, em especial após o choque causado pela publicação do Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável 2022, que revela que crises em cascata estão colocando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em grave perigo, a Indústria de Base do Brasil, com destaque aos setores de siderurgia e mineração, tem buscado criar e implantar medidas capazes de reduzir sua pegada de carbono e minimizar impactos ambientais.
Para isso, o setor tem contado com o apoio de instituições governamentais — que criou projetos como o Plano Nacional de Mineração 2050 e o Projeto Siderurgia Sustentável — e de associações sem fins lucrativos que unem o conhecimento técnico-científico da Academia ao know-how do mundo corporativo, como é o caso da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), que reunirá em seu principal evento de 2023, a 7ª edição da ABM Week, centenas de executivos, especialistas, docentes, pesquisadores e estudantes para debater sobre o tema: “Grandes transformações da indústria siderúrgica e mineração para um mundo sustentável”.
O debate será realizado ao longo de um Fórum de Líderes e tratará das transformações industriais realizadas em busca de atribuir maior sustentabilidade aos processos de extração e produção, visando atender aos acordos e regulamentações associados às mudanças climáticas. No Fórum, questões como redução da pegada de carbono, transição energética, processos, tecnologias e produtos com inovações disruptivas, serão discutidas pelos principais executivos de algumas das mais importantes empresas siderúrgicas e de mineração presentes no Brasil, que apresentarão suas visões, estratégias e planos aos participantes.
Vânia Lucia de Lima Andrade, consultora independente requisitada por dezenas de empresas brasileiras quando o assunto é práticas ESG, e Coordenadora do Fórum de Líderes da ABM Week, destaca que o evento é uma oportunidade única aberta pela Associação para que os participantes e os líderes empresariais possam estabelecer diálogo sobre sustentabilidade, um tema muito relevante para as indústrias representadas. “A escolha do tema foi feita junto ao presidente do Conselho de Administração da ABM, Sergio Leite de Andrade, que também é Coordenador Geral da ABM Week e presidente do Conselho de Administração da Usiminas. Percebemos como esse assunto é essencial e o quanto as siderúrgicas em nível mundial estão envolvidas com o processo de descarbonização, ou seja, esse é um caminho sem volta. As produtoras de materiais para as siderúrgicas, as mineradoras, também estão se transformando para atender as demandas da sociedade, o que é muito impactante hoje em dia”, explica Vânia Lucia de Lima Andrade.
O Fórum de Líderes da ABM Week contará com a moderação do Professor Dr. Antônio Cézar Faria Vilela da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e dos executivos já confirmados: Ricardo Fonseca de Mendonca Lima, CEO da CBMM; Alberto Ono, CEO da Usiminas; Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, Vice-presidente da ArcelorMittal e ex-presidente do Conselho de Administração da ABM; e Marcelo Chara, CEO Presidente Executivo da Ternium Brasil e vice-presidente do Conselho de Administração da ABM, além de um executivo da Vale.
Sobre a dinâmica do Fórum, a coordenadora Vânia Lucia de Lima Andrade ressalta que os executivos poderão falar sobre como suas empresas estão se preparando para o momento de descarbonização e de atender a demanda por energia limpa. “Além disso, o moderador do debate, professor Antônio Cezar Faria Vilela, será responsável por realizar uma contextualização do tema para todos e trazer o plano de fundo do debate que será uma das principais atrações da programação da ABM Week. Com base nas falas dos executivos e do moderador, os participantes do evento também poderão expressar suas dúvidas e integrar o debate que sabemos que será muito rico”, complementa a coordenadora. O Fórum de Líderes, atividade integrante da ABM Week, será aberto a todos os participantes da Semana, e acontecerá no Auditorium USIMINAS, anfitriã do evento, a partir das 16h30 do dia 01 de agosto.
Mais sobre a 7ª edição da ABM Week
Em sua 7ª edição, a ABM Week traz como destaque a discussão sobre a sustentabilidade na indústria. Considerado um dos principais encontros técnico-científicos e empresariais da América Latina, a ABM Week é realizada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), e acontecerá entre os dias 1 e 3 de agosto na cidade de São Paulo – SP, no Pro Magno Centro de Eventos.
Além das sessões técnicas dos 11 eventos que compõem a semana, realizados de maneira simultânea, importantes temas serão debatidos, dentre eles os relacionados à sustentabilidade, como economia circular, transição energética, descarbonização da siderurgia e redução das emissões de CO2, com a participação de lideranças empresariais, especialistas e pesquisadores renomados.
A ABM WEEK 7ª edição tem a Usiminas como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: ArcelorMittal, Gerdau, Braincube, Calderys, Carboox, CBMM, DME Engenharia, IBAR, Primetals, PSI, RHI Magnesita, Shinagawa, SMS Group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Vale, Vesuvius, White Martins, Aperam, Clariant, DANIELI, Dassault Systemes, Phoenix, Polytec, Reframax, Russula, Tenova, Weir, Yellow Solutions, AçoKorte, Alkegen, Atomat, BRC Global Rolls, Cisdi, D&M, Derrick, Enacom, Engineering, ESW, Evonik, Fosbel, Gecal, IMS, Köppern, Küttner, Magna, Nalco Water, Rip, Spraying Systems, Suncoke Energy, Tecnosulfur, Timken, Vamtec Group, Veolia, Belge e Delp.
Serviço: Fórum de líderes – Grandes transformações da indústria siderúrgica e mineração para um mundo sustentável
Data: 01/08/2022
Horário: 16:30 – 18:30
Local: Auditorium USIMINAS no Pro Magno Centro de Eventos localizado Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Fonte: Portal da MIneração
Comments