top of page

Anglo American investe R$ 9 milhões na recuperação de nascentes


A Anglo American está promovendo uma série de ações para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil. Entre as medidas estão a recuperação de nascentes de rios e a preservação de matas nativas. A companhia investe R$ 9 milhões na recuperação de nascentes das cabeceiras dos rios Araguaia (GO) e Santo Antônio (MG). Além das nascentes, a companhia atua no reflorestamento de áreas das nascentes dos cursos d´água. A Anglo American conta, ainda, com cerca de 20 mil hectares de matas protegidas, sendo 15 mil ha no Minas -Rio, em Minas Gerais, e outros 5 mil ha em Goiás.

Em 2020, a Anglo assinou acordo com os governos federal, do estado de Goiás e do Mato Grosso, para desenvolver o programa ‘Juntos Pelo Araguaia’, que visa impulsionar atividades para conter a erosão e melhorar o fluxo d'água do rio. A iniciativa vai aumentar a produção e a disponibilidade de água na região, com qualidade e em quantidade, e será iniciada nas cidades de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Piranhas e Portelândia, todas do estado de Goiás, com previsão para se estender a 38 municípios. Ainda dentro do projeto, a companhia e o Instituto Espinhaço irão recuperar áreas de preservação permanente e de outros territórios prioritários dentro da bacia.

Em Minas Gerais, o Rio Santo Antônio, que nasce no município de Conceição do Mato Dentro, também vai receber atividades de recuperação em nascentes degradadas e em cerca de oito mil metros lineares de áreas de preservação permanente. O projeto ainda prevê a criação de uma rede de governança para engajar lideranças locais e treinamentos com o cunho de educação ambiental, visando incentivar atividades espontâneas favoráveis ao meio ambiente. Além disso, serão construídos viveiros de mudas que vão impulsionar a produção de plantas nativas para recuperação das áreas próximas ao rio. "O Juntos Pelo Araguaia faz parte do maior programa de revitalização de bacias hidrográficas do país. O objetivo é promover a recomposição de áreas florestais, a preservação de nascentes e a conservação do solo e da água na bacia do rio. Apoiamos o projeto, que pertence ao Programa Águas Brasileiras. É uma iniciativa integralmente alinhada ao Plano de Mineração Sustentável e um dos seus três pilares: Meio Ambiente Saudável", explica o diretor Técnico, de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Aldo Souza. Todas as atividades de preservação e recuperação dos rios Araguaia e Santo Antônio já foram planejadas e vão contar com a contratação de mão-de-obra local. A fase de implementação foi iniciada em setembro de 2020 e vai se estender por cerca de 18 meses.

As matas protegidas do Minas-Rio, em Minas Gerais, e das operações de níquel, em Goiás, somam 20 mil hectares e são compostas por áreas de compensação, reservas legais e remanescentes. A Anglo American planeja regionalmente a alocação dessas áreas de forma a promover a conexão dos demais remanescentes de vegetação nativa presentes na região, protegidos na forma de parques, Áreas de Preservação Ambiental (APAs) Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPNs) e reservas legais de proprietários. Além disso, a companhia monitora a fauna nessas áreas. Um exemplo é o acompanhamento de lobos-guará por telemetria e a os trabalhos de descrição de uma nova espécie de perereca do gênero Aplastodiscus. Descoberta inicialmente em 2010, a nova espécie foi detectada nas proximidades da mina, em Minas-Gerais. Hoje está em processo avançado de descrição pela empresa, passo essencial para ações de preservação.


Fonte: Brasil Mineral

0 comentário
bottom of page