Inovação e segurança marcam a nova etapa do projeto Mina Moderna
Com o objetivo de aumentar performance, produtividade e segurança nas operações, a Anglo American inaugurou uma perfuratriz autônoma na operação de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro (MG).
A inauguração reforça o propósito da companhia de reimaginar a mineração e integra o programa Mina Moderna, uma iniciativa da Anglo American que utiliza tecnologias de ponta para tornar a mineração mais eficiente e sustentável.
“A primeira perfuratriz autônoma entra em operação agora, e a conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre de 2025, com a implementação, ao todo, de cinco novas perfuratrizes autônomas, promovendo significativas melhorias no ambiente de trabalho e nas operações. As pessoas que já trabalhavam na área receberam capacitação para operar os novos equipamentos e mais profissionais devem ser contratados”, ressalta o gerente executivo de Operações da Mina da Anglo American, Aurélio Garcia.
Segundo informações da empresa, a automação das perfuratrizes visa melhorar a qualidade de vida de operadores(as), reduzindo a exposição à vibração, aumentando a segurança e a produtividade.
Além disso, o projeto contribui no alinhamento das operações aos princípios ESG (ambiental, social e de governança), buscando inovar para transformar a indústria.
O Programa Mina Moderna abrange diversas frentes de inovação e sustentabilidade, incluindo a adoção de tecnologias autônomas e teleoperadas e a implementação de uma rede que vai proporcionar a conectividade necessária para suportar as inovações tecnológicas nas operações.
“A Anglo American reafirma seu compromisso em transformar o setor no Brasil, por meio de investimentos em tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e com atenção à inclusão e acessibilidade”, completa Garcia.
Fonte : Revista Mineração & Sustentabilidade
Osso se tornará cada vez mais comum, porém o que não se fala e nos milhares de trabalhadores desempregados , já e fato caminhões máquinas autônomas que trabalharão ininterruptamente aumentando a produção e diminuindo os riscos mas com a triste realidade do desemprego.