Acordos aprovados após a data-base ensejam em pagamento dos valores retroativos aos trabalhadores


Ao fechar um Acordo Coletivo de Trabalho o trabalhador faz jus aos ganhos e direitos conquistados por meio desse instrumento a partir da data base. Desta forma, após a realização de Assembleias em que há a aprovação da proposta ou contraproposta enviada pela empresa, estas já podem e devem pagar todos os retroativos pendentes para os trabalhadores, calculados da data base até a aprovação do ACT.


A fim de agilizar essa programação e o pagamento desse montante acumulado, o Sindimina encaminha para a empresa por e-mail, imediatamente ou no dia seguinte da aprovação do ACT, um documento com o Resultado da Votação. Desta forma, não é plausível o argumento de algumas empresas que informam que depende do Sindicato fazer o Registro do ACT para pagar o devido retroativo, pois para o pagamento basta que ela tenha conhecimento da aprovação por seus trabalhadores.


Essa exigência, trata-se de um artifício que estas empresas usam para ganhar tempo e evitar de pagar esse retroativo no mesmo mês de Aprovação do ACT. Diante disso, o Sindimina esclarece a todos como funciona, ao tempo em que cobra das empresas que trabalhem de forma correta, sem enganar e protelar o pagamento que é devido aos trabalhadores.

SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.