top of page

Acordo estratégico entre XCMG E MOVAG mira mercado de Mineração no Brasil



A MOVAG, uma empresa do Grupo Andrade Gutierrez focada na prestação de serviços para mineração e operação de mina, assinou, no final de agosto, um acordo estratégico com a XCMG, terceira maior fabricante de equipamentos do mundo, buscando desenvolver soluções competitivas para os clientes e alavancar o crescimento de ambas as empresas no setor.

A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no escritório da Holding do Grupo Andrade Gutierrez, em São Paulo. Diversas lideranças das empresas estiveram presentes no evento, com destaque para a participação do Chairman da XCMG, Mr. Yang Dognsheng e o CEO da Andrade Gutierrez Engenharia, João Martins.

O acordo estabelece uma série de ações estratégicas e táticas de colaboração para fortalecer a competitividade, performance e capacidade de mobilização em operações que demandem equipamentos de grande porte (escavadeiras, caminhões fora de estrada, entre outros), além do desenvolvimento em conjunto de soluções para descarbonização e transição energética no setor.

Esta parceria é uma alavanca de crescimento para ambas as empresas, como destaca o CEO da Andrade Gutierrez, João Martins: “estamos otimistas com esta aproximação estratégica com a XCMG, que representa um marco significativo em nossa busca por excelência na indústria de mineração. A parceria na área de equipamentos de grande porte vai impactar positivamente os nossos resultados, melhorando nossa capacidade de oferecer soluções de alta performance e competitividade aos nossos clientes através da MOVAG, nossa empresa especializada no segmento de operação de mina”.

Outro destaque do acordo são as condições que vão garantir maior agilidade na mobilização e prontidão dos equipamentos. O fornecimento inicial será através de caminhões fora de estrada XDE130, de 130 toneladas, e escavadeiras XE2000, de 200 toneladas, com previsão de chegada para o primeiro semestre de 2024.




Faz parte da estratégia da XCMG reforçar sua atuação no mercado de mineração com portfólio de produtos, com escavadeiras de até 700 toneladas e caminhões fora de estrada de até 400 toneladas, visando alcançar a liderança global no fornecimento de máquinas e equipamentos. “Estamos ampliando a nossa atuação com fornecimento de equipamentos de maior porte para a MOVAG e acreditamos que essa parceria vai colaborar para atingirmos nossos objetivos no mercado brasileiro”, destaca Mr. Yang, Chairman do grupo XCMG.


Fonte: Revista Minérios e Minerales

0 comentário
bottom of page