top of page

A ÓRICA TENTA DESCONSIDERAR REPRESENTAÇÃO DO SINDIMINA PARA POSTERGAR ACT E FLEXIBILIZAR DIREITOS



O Sindimina entrou em contato diversas vezes com a empresa Órica para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho, sem sucesso. Esta empresa que presta serviços na Mina Subterrânea, em Barrocas-BA, atuando no desmonte de rochas estava trabalhando de forma irregular, com um plano de saúde que não atende na nossa região. Bem como, estava trabalhando na Mina Subterrânea em turnos ininterruptos de revezamento de 08 (oito) horas , sem pagar os devidos adicionais ou as duas horas extras que ultrapassam as 06 (seis) horas, conforme previsão legal.

Após essas constatações, coincidentemente, a empresa Órica alterou sua postura inicial de negociar o ACT para utilizar o argumento da moda entre as empresas terceirizadas irregulares: quem representa os trabalhadores desta empresa é outro sindicato! Realizamos uma reunião entre com com a Órica, mostramos através das leis e documentos que a representação da base da Mineração aqui é do Sindimina – Serrinha e Região.

Parece que as empresas querem trazer os seus sindicatos em baixo do braço para representarem as empresas e não os trabalhadores, principalmente porque querem trabalhar tirando os poucos benefícios que esses trabalhadores possuem e sem a cobrança do Sindicato da categoria. Para representar empresas existem os sindicatos patronais, não se pode usurpar o direito a liberdade sindical da classe e tampouco desrespeitar a base sindical.

Mesmo com esse impasse previsível, o Sindimina permaneceu efetuando seu papel de representação sindical e conseguiu que esta empresa resolvesse uma série de irregularidades, beneficiando a classe. Contudo, a Órica continua insistindo em não querer a representatividade do Sindimina – Serrinha e Região. O fato é que se o Sindimina não tivesse entrado em contato com os trabalhadores da empresa e efetuado as cobranças devidas, jamais essa empresa pagaria os benefícios que eles fazem jus.

Porque será que a empresa Órica não quer que os seus trabalhadores sejam representados pelo Sindimina – Serrinha e Região e por que a empresa Equinox concorda com a Órica? Está muito estranho as situações que estão acontecendo depois que a empresa Equinox chegou nas áreas de Mineração que o Sindimina representa.

As alegações e indignações acima, pelo SINDIMINA SERRINHA e REGIAO, decorrem da função social do mesmo que se resume na representação dos empregados da mineração na base territorial que se encontra abrangida, consoante no MTE, cumprindo fielmente os preceitos legais e sindicais dentro da abrangência da liberdade sindical, que lhe são conferidas pelo artigo 8º da CRFB. O que lhe confere poderes legais de representação.

Devido essas situações que estão acontecendo com os trabalhadores da empresa Órica, o Sindimina resolveu realizar uma Assembleia com os Trabalhadores desta empresa para ouvi-los e saber a opinião deles sobre a sua liberdade sindical, que culminou no seguinte resultado: 13 (treze) votos SIM Autorizando o Sindimina – Serrinha e Região, a representar os Trabalhadores e Trabalhadoras, perante a empresa ÓRICA, bem como, celebrar os Acordos Coletivos de Trabalho 2021/2022. Resultado da Assembleia já foi enviado para a empresa e, estamos aguardando a resposta para retornarmos as negociações para os Acordos Coletivos de Trabalho 2021/2022. Além da lei, temos o aval dos trabalhadores também para exercer a representação.


0 comentário
bottom of page