SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.

Sistema de resina bombeável para fixação em atirantamento subterrâneo agiliza a operação


Epiroc desenvolveu solução em conjunto com a LKAB

Sistema de resina bombeável para fixação em atirantamento subterrâneo agiliza a operação Sistema integrado de resina bombeável pode ser usado nos equipamentos Boltec M e Boltec E Uma das tarefas mais difíceis nas operações de atirantamento de rochas em mineração subterrânea e construção de túneis está na instalação dos tirantes para fixação. Especialmente quando a rocha é pouco consistente. Por conseguinte, esta etapa muitas vezes se torna um gargalo no ciclo de operação, levando a dificuldades no planejamento e cumprimento de prazos e metas de produção.

Pensando nisso, a Epiroc desenvolveu uma solução para este desafio, em conjunto com a LKAB, um dos principais parceiros do projeto Sustainable Intelligent Mining Systems (SIMS), ou Sistemas Sustentáveis para Mineração Inteligente.

Os substratos pouco consistentes ou friáveis geralmente “entopem” os furos realizados para a introdução dos parafusos. Isso diminui a velocidade do trabalho e também pode impedir a injeção de argamassa ou resinas para fixação do tirante dentro do furo. A solução Epiroc e LKAB permitirá uma alternativa de atirantamento mais rápida, confiável e econômica para o reforço de rochas em condições desafiadoras.

“Um fator importante para se obter uma solução de reforço de rochas viável é ter um sistema em que o projeto dos tirantes, o agente de fixação e a plataforma de atirantamento trabalhem em sinergia”, afirma Peter Bray, gerente global de produtos para reforço de rochas subterrâneas da Epiroc. “Para este fim, a Epiroc trabalhou lado a lado com um fornecedor líder em soluções químicas para fixação de tirantes, de modo a criar um sistema que superasse todos os desafios encontrados na mineração e construção”, completa Bray.

A nova solução se caracteriza por um sistema de resina bi componente, que pode ser bombeado e aplicado tanto com tirantes do tipo SDA (Self Drilling Anchor) quanto com tirantes ocos, dependendo do nível de consistência do substrato.

“Ter uma solução para fixação no atirantamento que atenda às diferentes condições dos substratos permite a nossos clientes obter um ótimo regime de produção e relação custo/benefício no reforço de rochas”, conclui Bray.

O sistema integrado de resina bombeável da Epiroc foi projetado para ser usado nos equipamentos Boltec M e Boltec E.

Fonte: Conexão Mineral