Sumário Mineral do mês de maio destaca licitação de mina na Bahia
- SINDIMINA - BA
- 9 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
A licitação para zinco, chumbo e fosfatos na região de Irecê (BA), finalizada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), é um dos destaques do Sumário Mineral da Bahia. O informativo, editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado da Bahia e que foi divulgado no último dia 25 de junho, aponta também a retomada da produção de níquel no município de Itagibá, prevista para o fim de 2019.

No âmbito internacional, o sumário ressalta a influência das tensões recentes entre EUA e China no preço internacional das commodities minerais.
Segundo a CBPM, a licitação citada no sumário foi vencida pela empresa Pedra Cinza Mineração (PCM). "O certame, homologado no último dia 4 de junho, marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios. Quando estiver em operação, a mina deve render mais de R$ 17 milhões por ano ao Estado com royalties, além dos impostos", disse a CBPM em nota.
Segundo o diretor-presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, essa primeira licitação, assim como as demais que estão programadas para 2019, demonstra a viabilidade econômica não só da CBPM, mas da mineração. "Esta é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da política de emprego e renda do Estado da Bahia", disse.
Além da licitação vencida pela PCM, a CBPM está com uma concorrência aberta para exploração de areia industrial no município de Belmonte, extremo sul do Estado. Ainda para este ano, estão previstas a abertura de mais quatro licitações: para exploração de Ouro em Iramaia/Maracás, Esmeraldas em Pindobaçu, Ferro em Ibipitanga e Cobre, Níquel e Cobalto de Caboclo dos Mangueiros, em Pilão Arcado/Campo Alegre de Lourdes, no norte do Estado. Clique aqui e acesse o Sumário Mineral da Bahia do mês de maio. As informações são da CBPM.