Fechamento de terminal marítimo da Vale afeta preço global do ferro


Os preços do aço e do minério de ferro da China subiram nesta terça-feira (12), apoiados pelas expectativas de que muitas as atividades de construção serão retomadas no país e outras novas serão iniciadas em breve, aumentando a demanda por commodities. No Brasil, a notícia de que a prefeitura de Mangaratiba (RJ) interditou novamente um terminal marítimo da Vale pressionou o preço do minério.

O contrato futuro de vergalhão de aço mais ativo da Bolsa de Futuros de Xangai subiu 2,5%, para 3.820 iuanes (US$ 568,88) por tonelada, antes de encerrar a sessão em 3.815 iuanes, alcançando o maior ganho diário em quatro semanas. A bobina a quente (BQ) encerrou em alta de 2,4%, a 3.776 iuanes por tonelada. "Os preços do aço devem subir depois que tivemos menos produção na semana passada, e com a demanda deve melhorar, especialmente nas obras, porque o tempo está melhorando", disse o analista Richard Lu, da CRU, em Pequim, na China. "A demanda por produtos planos de aço está particularmente robusta, talvez por causa de algum reabastecimento, já que os estoques caíram", disse ele. O contrato de referência do vergalhão caiu 10% desde o pico de fechamento de cinco meses de 3.856 iuanes em 11 de fevereiro, com a China desacelerando o crescimento econômico em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos obscurecendo as perspectivas de sua demanda por aço.

Ferro

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 2,4%, para 612,5 iuanes por tonelada. Os preços do minério de ferro em Dalian têm sido voláteis desde que atingiram a alta recorde de 657,5 iuanes por tonelada em 12 de fevereiro, levantados pela preocupação com as interrupções no fornecimento após o desastre da barragem de rejeitos da mineradora Vale em janeiro. Altos preços e restrições na produção de aço da China destinada a combater a poluição do ar ajudaram a diminuir a demanda por minério de ferro recentemente, enquanto os estoques nos portos chineses continuaram a subir. "Foram debates sobre as perspectivas da demanda de aço chinesa que mantiveram os investidores cautelosos", disse a ANZ em nota. "Isso dá uma grande ênfase nos dados que vão ser divulgados no fim desta semana, incluindo investimento em ativos fixos e produção industrial." Os ganhos de minério de ferro de Dalian nesta terça-feira também acompanharam a notícia de que a cidade de Mangaratiba, no Estado do Rio de Janeiro, multou a Vale e fechou o Terminal Marítimo Ilha de Guaíba (TIG) pela segunda vez este ano. Mais de 43 milhões de toneladas de minério de ferro passam anualmente pelo TIG, segundo a agência reguladora do porto. O terminal foi multado e fechado na segunda-feira (11) devido a problemas de poluição e à suposta falta de uma licença de operação. Com informações da Reuters.


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.