Uma empresa de mineração foi interditada, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, por praticar crime ambiental. De acordo com a Superintendência de Meio Ambiente da prefeitura, a mineradora, que não tinha autorização para fazer a extração de barro e argila, recebeu uma multa de R$ 188.440.
A empresa Fortunato Minerações e Serviços fica em uma área de 9,5 hectares, na localidade de Comportas. Segundo a superintendência, ela funcionava desde 2016, mesmo sem o alvará.
“A empresa já tinha sido vistoriada no ano passado e recebido um prazo para a regularização. Os proprietários devem apresentar a defesa em 20 dias”, afirmou a superintendente de Meio ambiente de Jaboatão, Edilene Rodrigues.
A prefeitura informou, ainda, que, além de fazer a extração irregular de barro, a mineradora recebeu autuação por remover vegetação sem autorização.
O caso será avaliado pela assessoria jurídica da superintendência e pode gerar uma denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “Caso a empresa volte a operar sem a regularização, a multa pode dobrar”, declarou Rodrigues.
A ação contou com a participação de policiais militares da Companhia Independente da Polícia de Meio Ambiente (Cipoma), agentes da Gerência de Fiscalização Urbana e Ambiental (Gefua) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama).
No local, os fiscais não encontraram trabalhadores, mas constataram a presença de máquinas, como caminhões e escavadoras. “Deixamos a documentação com o auto de interdição com o porteiro da empresa e estamos aguardando os proprietários”, acrescentou.
Fonte: G1