O beneficiamento na indústria da Mineração


Pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável e as práticas empresariais éticas também usam o 'beneficiamento', mas de uma forma ligeiramente diferente.

Na indústria de mineração, beneficiamento é um processo concebido para melhorar o rendimento de um depósito de minério. Isso aumenta os lucros potenciais disponíveis da atividade, e permite que uma empresa aumente a rentabilidade global de uma mina e de seu negócio em uma área particular. Inúmeros processos são usados para efetivar os objetivos de beneficiamento, e várias empresas que fabricam equipamentos de mineração têm linhas de produtos projetados para ajudar as empresas a obter mais minérios.

O objetivo do beneficiamento é eliminar ineficiência e resíduos, assegurando que o material recuperável possível seja extraído do minério. Diversas técnicas podem ser utilizadas para isso, muitas vezes começando com a moagem do minério em partículas. Uma vez retiradas do solo, as partículas podem ser peneiradas e classificadas para extrair material utilizável e deixar os resíduos de lado. Por exemplo, as partículas podem ser suspensas em água para permitir que vários componentes se separem, tornando mais fácil o acesso ao minério utilizável.

Para obter recursos raros, o beneficiamento é crítico, porque ele tira vantagem de todos os pedaços de material disponíveis. Esta prática também pode fazer uma instalação de mineração marginal mais prática do que poderia ser, e pode de fato ser aproveitada para extrair minério de uma mina que se acreditava estar esgotada. O potencial para a beneficiação também é considerado quando se avalia sítios de minas em perspectiva, para determinar se os custos de operação da mina serão compensados ou não pelos produtos da mina.


SINDIMINA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região

Rua Macário Ferreira, nº 522 - Centro - Serrinha-BA     / Telefone: 75 3261 2415 /  sindimina@gmail.com

Funcionamento :  segunda a sexta-feira, das  8h às 18h.