top of page

Assédio de novo Supervisor?


Mais uma vez, um tal supervisor achou que poderia fazer assédio moral contra os trabalhadores da FBDM. Em uma certa feita, este chefe (porque de líder ele não tem nada) estava na turma ''B'' da mina, usando o DDS para ameaçar os trabalhadores de demissão, alegando que os mesmos deveria melhorar a produção para não perder a boca.

Diante desse abuso, um trabalhador e diretor do sindicato pediu para que esse supervisor modificasse o tratamento com os colegas. Este supervisor, que não gostou nada da atitude do sindicalista, começou a persegui-lo de modo a buscar falhas na sua atividade laboral para, posteriormente, puni-lo e até ameaçá-lo também de demissão. Não satisfeito, mandou este assinar uma advertência escrita, como forma de retaliação.

Para infelicidade dele e justiça para com os trabalhadores acuados, o Sindimina tinha sido notificado pelo Ministério Público do Trabalho para que informasse oficialmente se a FBDM estava cumprindo as obrigações firmadas no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que foi aplicado a FBDM. Desta forma, já respondemos e relatamos o que ocorreu nessa situação e outros tantos abusos que continuam sendo praticados na área.

Esperamos que esse supervisor tenha a coragem de falar, com a mesma arrogância que ele está acostumado a agir com os trabalhadores, em frente ao Procurador do Ministério Público do Trabalho. O Sindimina não aceita esse tipo de comportamento, principalmente vindo de pessoas que acham que, pelo simples fato de estarem em ''cargos de confiança'', podem usar de assédio moral para conseguir o que quer.

O assédio moral nas relações de trabalho se configura como um dos problemas mais sérios na sociedade atual, posto que deriva de um conjunto de fatores, citando-se, por exemplo, a globalização econômica predatória, a qual VISA TÃO SOMENTE A PRODUÇÃO E O LUCRO, bem como o modelo atual de organização de trabalho, caracterizada pela competição agressiva e pela OPRESSÃO DOS TRABALHADORES A PARTIR DO MEDO E DA AMEAÇA.

Quando as pessoas são tomadas pela arrogância, elas tendem a esquecer que são humanas! A humildade é um excelente degrau para alcançarmos a plenitude de nossos sonhos.


0 comentário
bottom of page