top of page

Terceirização: CUT marca manifestação para esta sexta (24), no Iguatemi


A aprovação da terceirização irrestrita pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (23), já começa a despertar reações nos movimentos de esquerda. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia, por exemplo, agendou manifestação para esta sexta-feira (24), em Salvador. O movimento promete para a região do Iguatemi, às 8:30.

Presidente da CUT na Bahia, Cedro Silva afirmou ao Bocão News que a aprovação da terceirização é um “crime contra a classe trabalhadora”. “Criaram a categoria de trabalhadores sem direito. Quem disse que tinha que tirar Dilma para melhorar, a classe trabalhadora assiste agora perplexa uma grande inverdade”, afirmou.

Segundo Silva, a terceirização “precariza” as relações de trabalho e “cria uma caos”. “Você não tem mais empresas com trabalhadores próprios, todos terceirizados. A terceirização representa 80% dos acidentes por morte. Responde por um salário inferior 27% ao de um trabalhador próprio. Trabalham 3h a mais sem receber por isso e fica três anos a menos no posto de trabalho. É a volta do trabalho análogo à escravidão”, analisou.

RETALIAÇÃO – com 19 votos de baianos a favor da terceirização na Câmara, Cedro Silva afirmou que, em 2018, a classe trabalhadora saberá responder.

“Não irão se reeleger. A classe trabalhadora sabe quem luta contra ela”, garantiu.

O resultado registrou 231 votos a favor da proposta, 188 contrários e oito abstenções. Entre os 33 deputados baianos presentes na sessão, foram 19 votos “sim”, 13 “não” e apenas uma abstenção, do deputado Pastor Luciano Braga (PRB).

CALENDÁRIO – além da manifestação nesta sexta-feira, a CUT já tem um “calendário de lutas”. Confira abaixo:

23/03 - Plenária dos movimentos sociais, 18h, no Sindicato dos Bancários. O local anterior era o SINDAE, mas precisou ser alterado.

24/03 - Manifestação contra a reforma da previdência, 8h30, em frente ao Hiper Bom Preço- Iguatemi

27/03 - Lançamento do Comitê em defesa da previdência, 18h, no SINDAE, com a presença do ex-ministro Carlos Gabas

29/03 - ANIVERSÁRIO DA CIDADE - Manifestação em defesa da cidade, da democracia e contra os golpistas, 9h, na Piedade

30/03 - Dia nacional de luta em defesa da moradia, 8h, na Av. ACM, na SEDUR, Centro Empresarial Thomé de Souza

30/03 - Audiência pública sobre a reforma da previdência, 8h30h, na Assembleia Legislativa

31/03 - Dia de luta contra a reforma da previdência e pela democracia.


0 comentário
bottom of page