Água de mina abastece comunidade na Bahia

Empresa bombeia a água que brota no fundo da mina Pedra Preta para abastecer a comunidade de Brumado (BA).


O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, reforça a cada ano a importância do cuidado com um recurso natural em risco. A data, criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), traz em 2022 a temática das águas subterrâneas, que representam 99% da água doce líquida do planeta. A RHI Magnesita está empenhada em desenvolver e adotar soluções que contribuam para a superação deste desafio global.

A RHI Magnesita investe em soluções socioambientais com repercussão direta na comunidade. Em Brumado, o projeto “O Poder da Água para Transformar Vidas” construiu estruturas de tubulação e bombeamento da água que brota no fundo da mina de Pedra Preta com o intuito de abastecer a comunidade de mesmo nome. Em 2022, projeta-se que o volume mensal entregue aos moradores alcance 18 milhões de litros.

A água é bombeada para um reservatório localizado na comunidade e beneficia 10 famílias que enfrentavam escassez de água. Durante os 12 meses do ano, são bombeados até 50 mil litros de água por hora, volume dirigido exclusivamente ao plantio de hortaliças e dessedentação animal.

No Brasil, as unidades de mineração da RHI Magnesita já recirculam 92% da água empregada no processo produtivo. Foram adotados processos de reúso em etapas como beneficiamento do minério e refrigeração de componentes metálicos, o que gera significativa economia.

“A RHI Magnesita se comprometeu, globalmente, a mapear as unidades localizadas em territórios com risco de escassez de água, estabelecendo metas para a redução de consumo e indicadores de performance. A companhia promove a cultura da economia e do bom uso deste recurso. Projetos como o de Brumado comprovam que há formas inteligentes de se aliar o uso sustentável da água a benefícios concretos para a comunidade”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, especialista em Meio Ambiente da companhia.


DESAFIO GLOBAL

A falta de água é uma realidade presente em todos os continentes. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em países ou regiões com escassez hídrica.

O Dia Mundial da Água foi criado justamente para alertar o planeta sobre a necessidade da adoção de ações concretas de recuperação e preservação de recursos hídricos.

Em 2022, o relatório do ONU debruçou-se sobre as reservas subterrâneas, que representam aproximadamente 99% de toda a água doce líquida da Terra. Segundo o documento, esses recursos têm potencial de gerar benefícios e oportunidades sociais, econômicas e ambientais para diversas sociedades.

As águas subterrâneas fornecem metade do volume captado para uso doméstico no mundo, incluindo água potável para a maioria da população rural, além de 25% de toda a água retirada para irrigação. No entanto, seu uso tem sido subvalorizado e mal administrado, conforme a ONU.

A RHI Magnesita reconhece o problema e sua conexão com a crise climática. Embora o setor de refratários consuma menos água na comparação com outros setores, o objetivo da empresa é minimizar e melhorar a eficiência no uso da água

A companhia monitora os territórios onde há unidades de produção, sob a ótica da escassez de água, valendo-se da Ferramenta de Risco Hídrico da organização internacional World Wide Fund For Nature (WWF), dentre outras.

Todas as fontes de captação e consumo são acompanhadas por instrumentos de monitoramento, o que possibilita um uso racional da água, com redução de desperdício.


SOBRE A RHI MAGNESITA

A RHI Magnesita é líder global em produtos refratários de alta qualidade, sistemas e soluções, indispensáveis para processos industriais de alta temperatura que excedam 1.200 ° C em diversos setores industriais, incluindo aço, cimento, metais não-ferrosos e vidro. Utilizando uma cadeia de valor verticalizada, da matéria prima à produção de refratários e soluções completas baseadas em performance, a RHI Magnesita atende clientes em praticamente todos os países. A empresa tem um alto nível de diversificação geográfica, com mais de 11,5 mil funcionários em 35 unidades produtivas e mais de 70 escritórios ao redor do mundo. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança global em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada focando estrategicamente em países e regiões com maiores perspectiva de crescimento.

Suas ações estão listadas na bolsa de Londres (RHIM) e somos parte do índice FTSE 250. Para mais informações, favor visite o site: www.rhimagnesita.com


Fonte: https://www.brumadourgente.com.br/

0 comentário