2 de set de 2022

Promoção da diversidade na indústria da mineração

Veja como a indústria mineral, associada à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), promove a diversidade e inclusão em seus negócios.

Até 2030, o Brasil e mais 160 países têm o desafio de cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU no Pacto Global. São iniciativas focadas em assegurar direitos humanos nas esferas da sociedade. Entre elas, conquistar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Para que isso ocorra no ambiente profissional, a indústria mineira vem desenvolvendo projetos de diversidade e inclusão. É o caso da Anglo American, multinacional britânica de mineração. Segundo a empresa, a meta é, até 2027, contar com 40% de mulheres em cargos de alta liderança em nível global. Em 2022, a mineradora, que produz minério de Minas-Rio - empreendimento de minério de ferro localizado na região Central de Minas Gerais -, além de níquel em Barro Alto e Niquelândia (GO), abriu novas vagas para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência na busca de um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo. Essas vagas foram oferecidas na região nos municípios anfitriões do Minas-Rio e também em Belo Horizonte.

Para endereçar esses temas dentro da empresa, 210 colaboradores de diversas áreas e níveis hierárquicos integram o Comitê de Diversidade. Eles atuam como disseminadores de uma cultura mais inclusiva, sobretudo a partir de grupos de afinidade. As pautas trabalhadas passam por questões de gênero, raça e etnia, LGBTQIA+, PcD e geracionais. Elas trazem transformações positivas na empresa, como a instalação de sala de amamentação nas operações, extensão da licença maternidade, desenvolvimento de uniformes inclusivos, censo, pesquisa de percepção da diversidade e inclusão, ações em comunidade, entre outras conquistas.

“A Anglo American é uma empresa que inspira as demais. Seu programa de diversidade e inclusão é altamente consistente e as políticas implementadas ajudam a ampliar o debate para melhorar seus ambientes e a sociedade”, acredita Luciene Araújo, gerente de Responsabilidade Social da FIEMG.

Já para o público interno, a federação oferece o programa FIEMG Inclusiva, que atua no fortalecimento da cultura da diversidade. “Ele valoriza as iniciativas que já estão acontecendo no ambiente de trabalho. Além disso, contribui para o desenvolvimento de novas ações voltadas para a diversidade e inclusão, partindo de um diagnóstico, conscientização, e chegando à implementação de ações”, explica Kécia Castro, gerente de desenvolvimento de pessoas. O programa abrange os pilares equidade de gênero, diversidade racial e pessoas com deficiência.

Formação de dentro para fora

Se é fundamental que as lideranças promovam ambientes inclusivos, é de igual importância que os profissionais estejam preparados para assumir as vagas oferecidas. Por isso, a FIEMG realiza o programa Sesi Senai de Diversidade e Inclusão. Sua missão é oferecer formação profissional, consultorias e capacitações para os públicos de interesse, tornando as empresas mais inclusivas, competitivas e resilientes. “O Sesi tem sido o interlocutor com a indústria, formando profissionais adequados aos ambientes”, avalia Luciene. “E também faz o caminho inverso, ajudando as empresas a adequarem seus ambientes às necessidades dos profissionais”, complementa. “Cuidamos da ergonomia e da saúde mental das pessoas, garantindo infraestrutura adequada para todos os públicos e segurança psicológica para as pessoas”, conclui a gerente.

Veja como a FIEMG pode atuar em parceria com a indústria

Consultoria e Mentoria de Diversidade - prepara a empresa para a inserção do tema na cultura corporativa

Qualificação profissional - realiza cursos da educação profissional para empregados da indústria e comunidade, incluindo Educação de Jovens e Adultos - EJA - com qualidade e comprometimento com a diversidade.

Inclusão laboral - encaminha os alunos para o mercado de trabalho a partir das solicitações das empresas. Aplica a metodologia do emprego apoiado, acompanhando a inclusão laboral de pessoas com deficiências mais severas.

Consultoria para adequação do trabalho para a inclusão - apoia as indústrias para realizar adaptações de acessibilidade em seus espaços.

Saiba mais acessando: https://m.fiemg.com.br/fiemg

Fonte: G1.globoG1.globo.com

0